quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Plano de Aula : Wall-E

E hoje é dia de dicas pedagógicas novamente...Viva!

Visando trabalhar o tema meio ambiente com seus alunos do fundamental I, a dica da semana é utilizar como material de apoio um filme da Disney (ah como amo a Disney) ele é um pouco antigo, precisamente de 2008, mas, está recheado de conteúdos interessantíssimos do nosso cotidiano e que podem ser discutido, juntamente com as crianças nas aulas. E eu estou falando de Wall-E.
A ideia aqui é elaborar um plano de aula a partir de uma, das diversas temáticas encontradas no filme e, como dito, escolhi meio ambiente, assim, vou partir do pressuposto que vocês já saibam a história do filme, se não, recomendo que assistam porque além de ser muito legal e divertido a história é emocionante e reflexiva. Vamos lá: 

Plano de Aula

Público: alunos do  fundamental

Tempo: uma semana

Tema: Atitudes dos indivíduos que prejudicam a natureza e as suas devidas consequências

Conteúdos:
- Conceituais: Sustentabilidade; Ecologia, Meio ambiente, Política Social.
- Procedimentais: Estudo de caso e textos que auxiliem na compreensão do tema abordado; anotação de medidas que podem auxiliar a preservar a natureza; confecção de um folder explicativo.
- Atitudinais: Entender o meio em sua forma econômica, física e social; Compreender a necessidade de cuidar do meio; Reconhecer quais são as atitudes que prejudicam a natureza; Obter soluções para amenizar a poluição.

Metodologia:
1ª Etapa Assistir ao filme (o filme tem 90min então, professores, se organizem com relação ao tempo)
2ª Etapa – Roda de conversa com os alunos para que eles possam dizer o que acharam do filme. Ao passo que as crenças forem falando sobre o vídeo, o professor poderá propor um estudo de caso, por exemplo, dizer que a caminho da escola ela viu uma senhora jogar uma garrafa de água no meio da rua e que todas as pessoas que viram o incidente, se revoltaram com a senhora, pois havia uma lata de lixo do outro lado da rua, e ela poderia ter atravessado e jogado a garrafa no devido lugar, ou seja, no lixo. Deixe que os alunos se expressem com relação ao caso e faça perguntas dirigidas a eles, por exemplo, por que a senhora teve a atitude de jogar o lixo na rua, será que em outros países as pessoas também têm esse habito? O que vocês fariam se fosse aquela mulher? Comente que, no filme, a Terra foi destruída pelas ações inconsequentes dos seres humanos e que para sobreviver eles foram passar uma temporada no espaço. Deixe as crianças falarem um pouco sobre a possibilidade de o mundo estar tão poluído a ponto de não se poder mais viver aqui. Vale ressaltar que o professor somente irá conduzir a discussão a fim de sondar o quanto seus alunos sabem sobre reciclagem, sustentabilidade, meio ambiente e se são capazes de fazer uma correlação com o filme assistido.
3ª Etapa Peça para que as crianças pensem na quantidade de lixo que elas encontram a caminho de casa e que registrem em seu caderno uma atitude que poderá eliminar tal problema. Discuta cada atitude positiva que os alunos encontraram e explique que existem meios que podem melhorar o planeta Terra, é o caso de conhecer as propostas políticas que se relacionam com o assunto, reciclagem, coleta seletiva. Explique para as crianças que em outros países as pessoas são multadas se jogam lixo na rua; pergunte se essa é uma boa forma de fazer com que as pessoas parem de poluir o meio. 

Matérias: Vídeo – Wall E; aparelho de DVD; textos Explicativos, computadores, sulfite, Color set e outros tipos de papéis.

Avaliação:     Confecção de um folder explicativo para ser distribuído na comunidade.

Bem, pessoal, é isso por hoje espero que tenham gostado e que possa ser útil para futuros projetos de vocês.
Beijos e até a próxima.              

Um comentário: